A Erva-mate

NOME POPULAR: ERVA-MATE
NOME CIENTÍFICO: ILEX PARAGUARIENSIS ST.HILL
FAMÍLIA: AQUIFOLIACEAE
ORIGEM: ESPÉCIE NATIVA DA AMÉRICA DO SUL
SINONÍMIA POPULAR: MATE, ERVA-DO-PARAGUAI
PARTE USADA: FOLHAS
PRINCÍPIO ATIVO: ALCALÓIDES COMO A CAFEÍNA, TEOFILINA E TEOBROMINA, TANINOS E ÁCIDO CLOROGÊNICO (CARDOZO JUNIOR; MORAND, 2016; LIMA et al., 2016; PIOVEZAN-BORGES et al., 2016).

PROPRIEDADES E INDICAÇÕES TERAPÊUTICAS: ESTIMULANTE, DIURÉTICO, DIGESTIVO, EXCITANTE, LAXANTE, SUDORÍFERO E TONIFICANTE. AJUDA NO COMBATE AO CÂNCER DE CÓLON, DIABETES, FRAQUEZA, DEPRESSÃO NERVOSA, ÚLCERA, PÂNCREAS, DOENÇAS CARDÍACAS, ENTRE OUTRAS (KIM et al., 2015).
OUTROS USOS: COSMÉTICOS SEIVA ILEX

BENEFÍCIOS: AUMENTA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA, AUXILIA NO TRATAMENTO DA CELULITE E GORDURAS LOCALIZADAS, AÇÃO DETERGENTE E EMULSIFICANTE, PROPORCIONA UMA LIMPEZA SUAVE NA PELE, AÇÃO BACTERICIDA, ANTIOXIDANTE E ADSTRINGENTE, COMBATE RADICAIS LIVRES, INIBEM A DESTRUIÇÃO DO COLÁGENO, PREVINE O ENVELHECIMENTO DA PELE E CABELOS.

 

 

 

  1. Conhecendo a Erva-Mate

A Ilex paraguariensis, também conhecida como Erva-Mate, inclui em sua composição numerosos componentes que podem inferir de diversas formas na saúde humana o que tem despertado grande interesse da academia para estudos que melhor avaliem consequências de seu consumo (CARDOZO JUNIOR; MORAND, 2016; LIMA et al., 2016; PIOVEZAN-BORGES et al., 2016).

Em sua composição além de celulose, dextrina e gomas encontra-se:

  • Alcaloides (cafeína, teobromina e teofilina);

  • Compostos fenólicos;

  • Vitaminas (A, B1, B2, C e E);

  • Sais minerais (alumínio, cálcio, fosforo, ferro, magnésio, manganês e potássio);

  • Proteínas (aminoácidos essenciais)

  • Lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas)

Curiosidade:

A variação da composição química da Ilex paraguariensis pode ser associada a fatores climáticos, solo, variedade da planta, sazonalidade, idade das folhas, processamento e a parte da planta utilizada folhas ou ramos (BERTÈ, 2011).

 

  1. Benefícios do Extrato

Por ser rica em polifenóis, um antioxidante natural, a erva-mate ajuda a retardar a velocidade do processo de envelhecimento. Associada a outros componentes, revitaliza e hidrata partes específicas do corpo (MURAKAMI et al., 2013).

Segundo pesquisas, a aplicação de cosméticos à base de erva-mate pode efetivamente reduzir o estresse oxidativo do organismo, aumentar a sua enzima e a atividade de aminoácidos (MACHADO, DEVEGILI, MAGNABOSCO, 2016).

No que diz respeito aos seus efeitos anti-inflamatórios, um estudo de 2003 publicado no Journal of Nutritional Biochemistry, demonstrou como a erva-mate trabalha para reduzir inflamações provocadas por raios ultra-violetas, sendo eficaz também contra radicais livres.

A presença dos compostos fenólicos em plantas tem sido pesquisada, em razão da sua participação em processos responsáveis pela cor, adstringência, da atividade farmacológica e nutricional e da capacidade para inibir a oxidação lipídica e a proliferação de fungos (CARTELE, 2005) isto devido a presença de taninos que agem como bloqueio da peroxidação lipídica, atividade antiviral, inibição de mutagenicidade e potencial atividade antibacteriana (MURAKAMI et al., 2013).

 

  1. A Erva-Mate comparada aos alimentos

 

A erva-mate possui valor de polifenóis mais elevado, seguido do vinho tinto e chá verde e, consequentemente, apresentou maior capacidade de sequestro de radicais livres. A maior capacidade antioxidante atribuída ao extrato de erva-mate comparado ao vinho e chás deve-se ao seu maior conteúdo de ácidos mono e dicafeoilquínico (MURAKAMI et al., 2013).

Os teores de cafeína e teobromina da erva-mate variam significativamente conforme sua origem geográfica (BERTÈ, 2011).

 

 

 

Você sabia!!!

Os processos que envolvem o processamento da matéria-prima também afetam sua composição química, o processo de extração afeta a estabilidade dos compostos fenólicos pela degradação química e enzimática e também pela volatilização dos compostos (BERTÈ, 2011).

Por isso, o extrato da Seivailex é obtido por um processo pouco agressivo para extrair da planta o seu melhor em termos de compostos químicos para uso em toda a linha de cosméticos.

 

  1. Extrato de Ilex paraguariensis

O processo de extração, é responsável por retirar da matriz vegetal os compostos de interesse, e é influenciado por diversos fatores que devem ser avaliados no sentido de maximizar o rendimento (GERKE, 2016). Os principais compostos que a Seivailex busca no seu extrato é o equilíbrio entre todos os constituintes que oferecem benefícios comprovados cientificamente. É um extrato puro, obtido diretamente da folha de Ilex paraguariensis com todo o seu vigor e vitalidade.

 

  1. Os vários usos da planta

O consumo tradicional de erva-mate ainda está fortemente ligado a hábitos culturais, o que pode representar limitações para a sua aceitação por parte do público consumidor (CARDOZO JUNIOR & MORAND, 2016).  As formas mais comuns de utilização da erva-mate são as bebidas tradicionais como o chimarrão, o Tererê e na forma de bebidas “energizantes” (BRASIL, 2016; DA SILVEIRA et al., 2016).

Na cosmetologia, as formulações multifuncionais da Seivailex ganham espaço a fim de retardar, prevenir ou combater os sinais do envelhecimento, aplicando substâncias que tenham diferentes mecanismos de ação obtendo um melhor resultado final.

 

  1. Produtos à base da planta

Bremer Boaventura et al. (2015) sugere que a erva-mate possa ser utilizada por indústrias alimentares e farmacêuticas na formulação de nutracêuticos e suplementos dietéticos, fazendo com que a utilização da erva-mate ultrapasse a barreira de consumo tradicional e atingindo um público para além da América Latina.

            Os produtos cosméticos Seivailex atuam em várias frentes:

  • Estimulam a renovação celular da pele;

  • Promovem a hidratação da epiderme;

  • Oferecem fotoproteção;

  • Atenuam rugas;

  • Estimulam a síntese de macromoléculas como o colágeno que reforçam a defesa antioxidante.

Seivailex Com. de Cosméticos LTDA - CNPJ: 10.465.828/0001-79 -  Passo Fundo, RS
contato@seivailex.com.br -  

  • Facebook